Forbes Portugal lança sua primeira capa criada com IA
A iniciativa pioneira foi adotada na edição de agosto-setembro, que destacou as 50 mulheres mais poderosas nos negócios no país

Por redação AIoT Brasil
Paula Amorim, presidente e acionista do Grupo Américo Amorim e presidente da Amorim Luxury e de outra empresas, foi escolhida pela Forbes Portugal[https://www.forbespt.com/] como a empresária mais poderosa do país – o que não é uma surpresa, quando se considera que ela já havia liderado este ranking no ano anterior. A novidade é que a capa da edição de agosto-setembro com o anúncio do prémio foi a primeira criada pela revista com recursos de inteligência artificial (IA).
De acordo com a direção da Forbes Portugal, a decisão de usar a tecnologia sinaliza o compromisso da marca com a transformação digital, a criatividade e o futuro da comunicação. “A Forbes Portugal sempre esteve na vanguarda da inovação editorial”, disse Nilza Rodrigues, diretora editorial da publicação, ao Jornal Econômico[https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/forbes-lanca-primeira-capa-com-inteligencia-artificial-para-apresentar-ranking-das-50-mulheres-mais-poderosas-nos-negocios-em-portugal/]. “Ao criarmos a nossa primeira capa com IA, reforçamos a importância de abraçar a tecnologia e abrir caminho para o futuro dos media. Esta decisão é simbólica: tal como as mulheres deste ranking estão a redefinir a liderança, também nós redefinimos a forma de comunicar”, acrescentou.
Nilza Rodrigues disse ainda que a IA simboliza o futuro dos negócios: o empreendedorismo feminino. “Estamos a falar de mulheres de negócios com agendas preenchidíssimas, que muito dificilmente se juntariam para uma sessão fotográfica, e pesa o facto de que, para tal, teríamos de anunciar-lhes previamente que integrariam a lista”, declarou a diretora ao Meios & Publicidade[https://www.meiosepublicidade.pt/2025/08/25/forbes-portugal-estreia-primeira-capa-criada-com-ia].
Curiosamente, Paula Amorim não aparece na imagem da capa da Forbes, assim como a segunda colocada no ranking, Cláudia Azevedo, CEO e acionista do grupo Sonae. A ilustração mostra outras seis mulheres que também foram premiada: Sofia Tenreiro (CEO da Siemens Portugal), Isabel Vaz (CEO da Luz Saúde), Paula Panarra (diretora-geral da Avanade Reino Unido e Irlanda), Madalena Cascais Tomé (diretora de serviços financeiros da Worldline), Maria João Carioca (coCEO e CFO da Galp) e Clara Raposo (vice-governadora do Banco de Portugal), retratadas a partir de fotografias de arquivo.
A Forbes informou que a versão deste ano do ranking das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios em Portugal representa um reconhecimento às portuguesas que mais se destacam no panorama empresarial de acordo com cinco critérios: fortuna, poder de decisão, influência, dimensão de negócio e nível de empreendedorismo. “Ao longo deste trabalho, ficou evidente que as mulheres estão cada vez mais presentes na liderança, assumindo cargos que, até há pouco tempo, nunca tinham sido atribuídos a uma mulher. A diversidade, a experiência internacional e as competências estratégicas são hoje características comuns entre estas executivas”, destacou a revista.