Inovação

Lisboa Innovation for All premia startup da área de educação 

A Growappy criou uma aplicação que reduz a carga burocrática dos profissionais do setor e aproxima as famílias e as escolas

11/07/2025

Por Redação AIoT Portugal

Três startups distinguiram-se no Lisboa Innovation for All, definido pelos organizadores como “o maior prémio de inovação social da Europa”, que distribuiu €360 mil aos vencedores – €120 mil por categoria. Foram premiadas a Equivalence na vertente “Integração de migrantes”, a Usawa Care, em “Acesso a cuidados de saúde”, e a Growappy, em “Educação de qualidade”. 

Os projetos que disputaram o prémio foram testados com organizações e residentes de Lisboa e serão implementados na cidade pela Câmara Municipal, responsável pela iniciativa em parceria com a Unicorn Factory e o apoio do European Innovation Council da Comissão Europeia. O Lisboa Innovation for All foi criado a partir da nomeação de Lisboa como Capital Europeia da Inovação, atribuído em 2023 pela União Europeia, com o propósito de encontrar soluções inovadoras para os desafios sociais locais, com possibilidade de aplicação prática. 

Na cerimónia de entrega do prémio, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse que já foram criadas mais de 16 mil oportunidades de trabalho desde o lançamento da Fábrica de Unicórnios. “Hoje, Lisboa tornou-se num exemplo de cidade onde a inovação é usada para melhorar a vida das pessoas. É um orgulho sermos a primeira cidade na Europa a investir tanto em inovação social“, afirmou. 

Ao longo dos últimos meses, o Innovation for All envolveu mais de 150 instituições e 5 mil pessoas, que testaram os projetos concorrentes em creches, escolas, lares e outras organizações de Lisboa. A Growappy, por exemplo, através de sua plataforma que utiliza inteligência artificial, efetuou mais de 40 interações semanais das famílias durante a fase-piloto e conseguiu poupar mais de 100 minutos por dia em tarefas administrativas dos profissionais de educação. 

A startup lisboeta foi fundada por Nuno Mendes, Tiago Vidigal e Helder Marques em 2019, pouco antes do início da pandemia de covid-19, com o objetivo de reduzir a carga burocrática dos profissionais de educação e facilitar a comunicação entre escolas e famílias. Nos anos seguintes, a plataforma digital estabeleceu parcerias com 23 instituições e até agora atraiu quase 100 mil utilizadores. 

A Growappy concentra-se na educação de infância e no desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças, com ênfase no papel dos educadores. Um de seus objetivos é o de capacitar diretores e professores para o uso de ferramentas digitais que lhes permitam poupar tempo e melhorar os resultados no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que orientam as famílias a respeito de sua importância no crescimento dos seus filhos e buscam melhorar os canais de comunicação com a escola. 

No início deste ano, as soluções da Growappy já haviam chegado a oito países, e a ambição da startup é continuar a crescer globalmente, já que a plataforma pode ser adoptada por escolas de 

todo o mundo, de acordo com a startup. “Queremos ser uma referência europeia na transformação da educação de infância. A nossa visão é criar um ecossistema de educação mais eficiente e inclusivo onde as escolas e famílias estejam verdadeiramente envolvidas no desenvolvimento das crianças”, disse Nuno Gomes, CEO da empresa, em entrevista ao site Business IT

Tags

  • Lisboa
  • Prêmio
  • Tecnologia

Compartilhe

Notícias relacionadas