Tecnologia

Projeto da FCT democratiza o acesso à IA no ensino superior

Segunda edição da plataforma gratuita IAedu deverá ser disponibilizada no verão, com novas funcionalidades

11/07/2025

Por Redação AIoT Portugal

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) prevê para o verão o lançamento da segunda edição do projeto IAedu, criado para democratizar o acesso a tecnologias de inteligência artificial no âmbito do ensino superior e da investigação científica em Portugal. Para além dos serviços já oferecidos desde maio, a atualização da plataforma adicionará funcionalidades como a criação de agentes virtuais personalizados.

O IAedu está a ser desenvolvido pela FCCN, a unidade de serviços digitais da FCT, em parceria com a Microsoft. Atualmente, a plataforma disponibiliza acesso direto aos modelos de IA através de interfaces de programação de aplicações (APIs), a fim de permitir que investigadores e equipas portuguesas de desenvolvimento integrem os modelos de linguagem de larga escala (LLMs) de acordo com suas necessidades científicas, pedagógicas ou institucionais.

A partir de bases de conhecimento fornecidas pelos utilizadores, será ainda possível configurar assistentes temáticos destinados ao apoio a unidades curriculares e a serviços académicos ou científicos, entre outras aplicações. Estes agentes poderão ser utilizados por grupos de utilizadores previamente definidos ou pela comunidade em geral, para criarem novas possibilidades de personalização e disseminação de conhecimento.

Dirigido a investigadores, professores e estudantes, o IAedu pode ser usado como uma ferramenta para o aumento de produtividade e oferece múltiplos modelos de IA num único portal, checagem de factos e uma versão Pro gratuita de autenticação única e federada. A plataforma está disponível também para as entidades aderentes à Rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS), a infraestrutura digital de conectividade e computação da FCT, como um apoio a projetos académicos e científicos.

De acordo com a FCT, o projeto piloto encontra-se em evolução contínua e, no futuro, permitirá a integração de serviços providenciados por qualquer serviço comercial ou de acesso aberto. Assim como outros serviços digitais da Fundação, a exemplo do b-on e do Colibri, o IAedu permite poupar recursos e tempo em múltiplos contextos académicos e científicos. As instituições interessadas em aderir à plataforma podem fazê-lo por meio do formulário disponível na plataforma IAedu

Tags

Compartilhe

Notícias relacionadas